I Fórum de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial

Uma nova perspectiva sobre aqueles que têm surdocegueira. Essa é a principal mensagem transmitida no I Fórum de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial. Realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, o evento desta quinta-feira (23) foi o primeiro de uma série de dez encontros e contou com a presença do secretário Herman Voorwald, da coordenadora de Gestão da Educação Básica, Leila Malio, e da coordenadora do Centro de Atendimento Especializado, Maria Elisabete da Costa.
Entre as palestras apresentadas, os destaques ficaram por conta da diretora da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa), Shirley Maia, e da presidente da Associação Brasileira de Surdocegos, Claudia Sofia Pereira.
Shirley abordou, principalmente, as necessidades que os estudantes surdocegos têm para a aprendizagem. “O papel do professor é ensiná-los a aprender. Para isso, é preciso conhecer diferentes formas de comunicação”, comenta.
O depoimento de Claudia Sofia, que é surdocega, ajudou aqueles que acompanharam o fórum a compreender melhor a afirmação de Shirley. Claudia contou sua trajetória e falou sobre as formas de comunicação que domina, como o Tadoma, que consiste em interpretar o que as pessoas falam por meio do tato e da articulação da boca. No Brasil, apenas seis pessoas desenvolveram esse tipo de comunicação. “Esse fórum irá ajudar a levar novas informações para os professores. A inclusão se faz dessa forma, com formação”, garante Sofia.
Fonte:http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/forum-de-surdocegueira-e-deficiencia-multipla-traz-nova-perspectiva-para-o-trabalho-de-educadores
Nota: Nosso fórum será dia 30 de agosto de 2012.

Vestibular UNESP 2013 - Programa para Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade



Estarão abertas no período de 17/9 a 11/10, as inscrições do Vestibular da UNESP 2013. As Diretorias de Ensino receberão um ofício da VUNESP, com as instruções e uma lista com os Códigos de Acesso, para que os alunos possam se inscrever e imprimir o boleto bancário, com a taxa reduzida. 
Fiquem atentos....



UFSCar recebe inscrições para curso de especialização em Interpretação de Libras e Português


Estão abertas, até dia 30 de agosto, as inscrições para curso de especialização em Tradução/Interpretação de Libras e Português na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo do curso é formar profissionais que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos e que intermedeiem a comunicação entre esses alunos e a comunidade escolar ouvinte assegurando–lhes a igualdade de direitos.

São oferecidas 40 vagas. Os interessados podem fazer inscrição por este site, http://www3.fai.ufscar.br/Fundacao/CURSOS/asp/mostraarea.asp?area=4.2. Para se inscrever é necessário que o candidato possua uma graduação e tenha conhecimento em Libras. No dia 1º de setembro haverá uma entrevista de caráter seletivo com os inscritos. 

O Curso, com duração de 24 meses, será ministrado pelo corpo docente da UFSCar e por profissionais convidados. As aulas, que serão realizadas no Departamento de Psicologia, na área Sul do campus São Carlos, começam dia 15 de setembro e acontecem aos sábados, das 9 às 18 horas. 

Mais informações sobre o programa, valor do curso, documentos necessários para inscrição, dentre outras, podem ser obtidas neste link https://www2.ufscar.br/documentos/11843_divulgacao01.pdf ou pelo e–mail ufscar.libras@gmail.com.

www.comunicacao.ufscar.br



Fonte: UFSCar – CCS

Secretaria da Educação abre inscrições para atribuição de aulas e processo seletivo para o próximo ano letivo
Professores que queiram lecionar por tempo determinado na rede estadual em 2013 devem fazer a inscrição a partir de hoje em uma das 91 diretorias regionais de ensino
Docentes efetivos devem se inscrever para a atribuição de aulas entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação


        A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá início hoje, 1º de agosto, às inscrições para o processo de atribuição de aulas e para o processo seletivo simplificado para o ano letivo de 2013.
Para o processo seletivo, professores candidatos à contratação temporária para o ano letivo de 2013 e que não atuaram na rede estadual neste ano podem se inscrever para a prova até o dia 17 de setembro em uma das 91 diretorias regionais de ensino em todo o Estado. Os docentes interessados devem comparecer à diretoria regional de ensino de sua preferência munidos de documentos pessoais e comprovante de habilitação ou qualificação docente.
Para o processo de atribuição de aulas e classes, os docentes estáveis e temporários atuantes em 2012 deverão fazer o cadastro diretamente no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) de hoje até 19 de setembro, além de se inscreverem no processo seletivo simplificado em uma das 91 diretorias regionais de ensino.
Os professores efetivos, que não precisam participar do processo seletivo, devem fazer a inscrição para a atribuição de aulas ou classes entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, pelo Portal da Educação.
Os docentes podem consultar mais informações a respeito de ambos os processos na portaria CGRH nº 3, publicada ontem (31/07) no Diário Oficial do Estado. A data do processo seletivo simplificado e o cronograma de atribuição de aulas serão divulgados posteriormente pela Secretaria da Educação.


São Paulo, 1º de agosto de 2012

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria Imprensa

Exposição : "Hércules Barsotti, além do olhar".




A CAIXA CULTURAL está apresentando, de 21 de julho a 23 de setembro, a exposição "Hércules Barsotti, além do olhar".
Trata-se de iniciativa com proposta de uso de práticas inclusivas, dirigidas a todos os públicos. É oportuno incentivar uma visita dos nossos alunos , principalmente aqueles que apresentam deficiência.
Os dados para contato: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo. São promovidas visitas monitoradas. Há transporte gratuito para instituições e escolas públicas.
Fone para agendamentos e informações: (11) 3321-4400.
Página na internet: WWW.caixa.gov.br/caixacultural


Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas