LISTA DE ESPERA AEE

 


 

Escrito por Kleber Corrêa de Souza   

Sáb, 24 de Julho de 2010 13:15

Composição de lista de espera para o curso de especialização em AEE-FFC/Unesp-SEESP/MEC

 Vimos pelo presente informar que estão abertas as inscrições para compor a lista de espera do curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, na perspectiva da Educação Inclusiva, na modalidade a distância, da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC-Unesp/Marilia, a ser realizado em parceria com a Secretaria da Educação Especial – SEES/MEC.

Este curso terá como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino no âmbito nacional para a docência no atendimento educacional especializado de alunos com transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e deficiências.

O curso terá uma carga horária de 480 horas, com atividades a serem desenvolvidas nos próximos semestres - de agosto/2010 à janeiro/2012, no ambiente virtual de aprendizagem, na plataforma Telduc, hospedada no portal do Nead (Núcleo de Ensino a Distância) Unesp: www.edutec.unesp.br

 
 

Poderão concorrer a lista de espera àqueles que atenderem aos critérios:

Caso haja interesse para efetuar a inscrição mencionada, será necessário que o dirigente de sua secretaria/diretoria de ensino redirecione um ofício para a secretariaaee@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , até dia 04.08.2010, com cópia dos seus documentos pessoais digitalizados:

 
 

Marília, 24 de julho de 2010.

  

Conflito pedagógico...

Então colega, estou fazendo a especialização na área da deficiencia intelectual, no componente currícular Políticas Públicas a professora solicitou a leitura de um texto do Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - 2007 - UNESP.
Texto:INCLUSÃO ESCOLAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, Miralha, Jussara Oliveto; Schulunzen, Elisa Tomoe Morya.

Nele as autoras discorrem sobre a inclusão a partir dos anos 50 e posteriormente sobre a política pública de inserir os alunos deficientes na rede pública, primeiro através da educação especial nas classes especiais e num segundo momento através do serviço das salas de recurso.
Parte da Declaração de Salamanca onde a diversidade começa a ser contemplada, a questão do acesso a escola pública regular chegando a adaptação currícular como forma de prover oportunidade a todos de desfrutar dos conhecimentos historicamente construidos na escola pública. Até ai estava tudo certo, sempre estudei o tema e tive isso como alavanca das ações que permeam a minha vida de professor.
No paragrafo seguinte o texto orienta sobre as Diretrizes Nacionais da Educação e passa pelos PCNs onde são focados as orientações didáticas a respeito de avaliação, autonomia, diversidade, intenção e cooperação, disponibilidade para a aprendizagem, organização do tempo e espaço e seleção de materiais...levando-nos a pensar em:
ADAPTAÇÃO CURRÍCULAR.
No PCN a ADAPTAÇÃO CURRÍCULAR dispõe sobre as possibilidades educacionais de atuar frente as dificuldades de aprendizagem dos alunos (...)implicam em planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender, como e quando aprender e de que forma deve ser organizado para ser mais eficiente para o processo de aprendizagem e como e quando avaliar o aluno.
no decorrer ele sita a possibilidade de adaptações visando um ensino individualizado dentro do ensino comum usando técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação e conteúdo. Fiquei com isso rolando na cabeça, nós falamos em inclusão e vamos modificar todo o contexto da sala de aula e tratar o aluno de forma diferenciada, trazendo a tona a diferença e subjetivando o que "imaginamos" que o aluno saiba ou seja capaz de aprender!!!! Estou em conflito pedagógico, será que estamos excluindo a possibilidade de nossos alunos aprender oferendo adaptação currícular!
Dizem que de boas intenções o inferno está cheio...pois eu me pergunto, será que acreditando que fazendo adaptação currícular estamos realmente fazendo inclusão?
Acabamos com as classes especiais por que não queriamos segregação, implantamos os serviços de apoio e as adaptações currículares e de alguma forma estamos implantando reguladores externos da aprendizagem que são baseadas na "falta" do que supomos.
Será que o caminho desse impasse deva passar pela transformação da nossa forma de lidar com o conteúdo escolar e privilegiar as diferentes formas de elaborar o conhecimento? Não sei o que você pensa sobre isso, alias gostaria de saber.
(texto sem correção, feito no momento do confronto de idéias)

Lente de Aumento para Baixa Visão

Pessoal,

Seguem dois links para programas que funcionam como lentes de aumento na
tela do computador. Pode ser útil para pessoas com baixa visão.

O download grátis.

http://www.baixar. info/download/ 21055-ozzoom. html

http://sourceforge. net/projects/ magnifier/ files/magnifier% 20for%20Windows/ 3.4/Vmg3. 4_install. exe/download


 

JOVEM SURDO

Vão participar evento e interesse encontro-ponto interação Jovem de Surdos é Mineira

Bem vindo visitar site
http://www.jovenssu rdos.org. br/ejsmg/

Abraço

Antônio Campos de Abreu

http://historiadesu rdos.blogspot. com/Nos dias 14 e 15 de agosto, a Associação Mantenedora Pandorga, de São Leopoldo/RS, promoverá Seminário sobre Autismo Grave, dirigido a familiares de autistas, bem como estudantes e profissionais da área da saúde, serviço social e educação.
O evento ocorrerá no auditório do Campus SETREM e terá a presença de profissionais renomados, como: Fernando Gustavo Stelzer, Médico e Mestre em Neurologia (Universidade de São Paulo/USP); Heide Kirst, graduada em Educação Especial (Institut d´Études Sociales de Genebras/Suíça) ; Jacqueline Kalakun, graduada em Serviço Social (PUC), Especialista em Administração e Projetos Sociais (Universidade Gama Filho/RJ), Gestão de RH (Fundação de Recursos Humanos/POA) e Desenvolvimento de Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos/POA) e Mestranda em Educação (ULBRA) e Alexandre José da Silva, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISINOS), Especialista em Direito do Trabalhador (Universidade Castelo Branco) e servidor do Ministério Público do Estado, no cargo de Assistente de Promotoria de Justiça.
Os temas a serem tratados apresentarão a história e atualidades do autismo, características comportamentais, aspectos neurológicos, além de direitos, questões de cidadania, entre outros.
As vagas serão limitadas.
Interessados devem anexar à ficha de inscrição que se encontra no site www.pandorgaautismo .org (atividades de formação/agenda) e enviar ao e-mail
pandorga.formacao@ terra.com. br.
O investimento é de R$ 20 para profissionais.
Para familiares de autistas a participação é gratuita.


 

*ALTERAÇÃO DE HORÁRIO: DERRUBANDO BARREIRAS, AGORA, A PARTIR DAS 14H30 DAS
SEGUNDAS. REPRISE AOS SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 20H30.*

**

*Ouça pela Rádio Eldorado AM, todas as segundas-feiras, às 14h30
e aos sábados e domingos, reprise às 20h30 horas, o programa*

**

**

*Derrubando Barreiras - Acesso para Todos*

*Acesso Universal: novo conceito da Eldorado*

**

**

Na próxima segunda-feira (19), o programa Derrubando Barreiras - Acesso para
Todos, apresentado atualmente por Marta Gil, entrevista Pedro Farjala
Rocha, que aos 17 anos já desponta como uma das promessas do tênis para
cadeirantes. Com apenas 3 meses de vida, o atleta teve seus movimentos
comprometidos por conta de uma neurofibrose e aos 11 anos de idade já havia
descoberto no esporte uma maneira de se divertir e superar seus limites.

Participa também do programa, deixando um depoimento, Patrícia Goloni,
presidenta da ONG V.I.D.A.S - uma instituição que oferece atividades
esportivas para pessoas com deficiência.

Não perca!

Você é o nosso convidado para derrubar mais esta barreira!

*Derrubando Barreiras - Acesso para Todos / Apresentação: Marta Gil*

***Todas as segundas-feiras, às 14h30. Reprise aos sábados e domingos,
20h30.*

*Rádio Eldorado AM (700 kHz)*

Pela Internet, no novo sitio www.territorioeldor ado.com.br
E acesse também o
http://derrubandoba rreirasacessopar atodos.blogspot. com

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas