POVO SURDO !!!!!

Povo Surdo,
Que interesse chique Universidade dos Surdos Gallaudet - EUA vai
expedir comunicação Mundial sobre Surdos , Filme etc vários e esta momento
Gallaudet
Vão assistir aqui vários e tentar paciência diferente sinalização mas pegar
algum entender contexto a ASL e Gestuo.
Tambem quase comparado UFSC Letra Libras Brasil e ver site
http://historiadesu rdos.blogspot. com/ e mais Faculdade de INES - Rio

Adaptação Currícular

Achei um lugar muito legal sobre adaptação currícular....passa lá:
http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/tcc/index.html

PARAOLIMPIADAS ESCOLARES 2010 - FICHA PRÉ INSCRIÇÃO

 
1 - Em prosseguimento aos contatos anteriores referentes às PARAOLIMPIADAS ESCOLARES 2010, estamos encaminhando, em anexo, a FICHA INDIVIDUAL DE PRÉ INSCRIÇÃO e um RESUMO DO REGULAMENTO GERAL.

2 - A ficha é INDIVIDUAL e deverá ser enviada, devidamente preenchida, por e-mail até o dia 25 de junho para:   vsenatore@sp.gov.br  ou   srgsantos@sp.gov.br


3 - Os alunos/atletas que não tiverem nenhum resultado de competições realizadas no ano de 2010 para serem informados, deverão participar obrigatoriamente de uma das seletivas que serão realizadas durante o mês de julho.

4 - Este será o único documento válido para análise e definição da equipe representativa do nosso estado e deverá ser preenchida OBRIGATORIAMENTE por todos os alunos/atletas interessados em participar no evento. A definição da equipe paulista será feita após avaliação dos resultados contidos nas fichas e pelos resultados obtidos nas seletivas conforme previsto no Item 3 acima.  

5 - Todos os alunos/atletas que estão inscritos para participarem em julho próximo nos Jogos Regionais 2010, modalidades de ATLETISMO e NATAÇÃO, deverão informar no campo 5 - Evento da ficha de Pré-Inscrição, sua participação, obviamente sem os resultados. Nós teremos acesso a todos os resultados dos 8 Jogos Regionais que serão realizados e ficaremos responsáveis pela inclusão dos resultados. Dessa forma o aluno/atleta pré-inscrito NÃO PRECISARÁ participar das seletivas.

6 - Qualquer dúvida em relação ao preenchimento da ficha ou competições válidas para avaliação de resultados, pedimos o obséquio de entrar em contato conosco pelos e-mails informados no item 2 acima.
 

Atenciosamente,


SÉRGIO RICARDO GATTO DOS SANTOS
Assistente Técnico
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Paulo - SP
Fone: 55 - 11 - 5212 3761
E-Mail: srgsantos@sp.gov.br


VANILTON SENATORE
Assessor Técnico de Gabinete
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São Paulo - SP
Fone: 55 - 11 - 5212 3713
E-Mail: vsenatore@sp.gov.br

CURSO DE SOROBAN

O Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) comunica e solicita a divulgação aos Professores PEB I e PEB II de Matemática que atuam com alunos com deficiência visual da realização do Curso de Atualização "Uso e ensino do Soroban Adaptado para Deficientes Visuais", nos termos da Resolução SE 62/05, a ser publicado oportunamente em Diário Oficial, conforme segue:

  • Local de Realização: SEE/CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado Rua Pensilvânia, 115 – Brooklin – São Paulo –SP Telefone: (011) 5090-4600 e Fax: 5090-4690, e-mail: cape@edunet.sp.gov.br
  • Nome do Curso: "Uso e Ensino do Soroban Adaptado para Deficientes Visuais";
  • Público Alvo: Professor PEB I e PEB II de Matemática atuando com alunos com deficiência visual;
  • Nº de vagas: 40;
  • Período de realização: 12 a 16 de julho de 2010;
  • Carga horária total: 40h - 08h por dia;
  • Horário do curso: das 8h às 17h;
  • Critérios para inscrição:

9Ser Professor da Rede Estadual de Ensino: PEB I,PEB II de Matemática, atuando com alunos com deficiência visual (30 vagas para a rede estadual e 10 para instituições e municípios);

9As inscrições serão recebidas no período de
21 de junho a 2 de julho de 2010, pelo telefone (011) 5090-4600. As inscrições já efetivadas deverão ser confirmadas por telefone até o dia 7 de julho de 2010;


 

Obs.: Não haverá pagamento de diária e dispensa de ponto


 


 

Profª Maria Elizabete da Costa

Diretor Técnico II

Serviço de Educação Especial

JOGOS ON LINE PARA AS SALAS DE RECURSOS

Meninas recebi o link de um blog sobre jogos on line...

http://specialgamess.blogspot.com/

É um laboratório de aprendizagem organizado por educadores de forma colaborativa. Jogos e softwares utilizados como recursos para o desenvolvimento de habilidades afetivo-emocionais, motoras e cognitivas como as funções mentais superiores e as estruturas de pensamento, especialmente de pessoas com deficiência intelectual.
Passa lá....

2º Prêmio Talento Literário/Poesia na área de Superdotação

O 2º Prêmio Talento Literário/Poesia na área de Superdotação idealizado pela Coordenação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação do Distrito Federal e realizado pelas: Biblioteca Nacional de Brasília – BNB, SEESP-MEC, Embaixada da Espanha, SESC e Secretaria da Cultura.

· Objetivos: Investir no incremento do potencial talentoso do estudante com altas habilidades/superdotado na poesia e ilustração; revelar e premiar novos talentos literários e artísticos; sensibilizar a sociedade em geral para a riqueza da inteligência nacional, especialmente na área de literatura.

· Público-alvo: Alunos com altas habilidades, entre 12 e 17 anos, matriculados na rede básica de ensino, pública e particular, como potencial de talento para a poesia.

· Meta: Escolha de 27 poemas (1 de cada Estado), por meio de uma seleção em nível estadual, depois nacional, para concorrer ao Primeiro Prêmio Talento Literário/Poesia em Superdotação, a ser realizado em Brasília, em agosto, por ocasião da I Bienal Internacional de Poesia, promovida pela Biblioteca Nacional de Brasília.

· Resultado esperado: Edição de um livro de 27 poemas inéditos, que será lançado na Bienal – Espaço da Feira do Livro.

Condições para Inscrição:

1. O original deverá ser apresentado, devidamente revisado, datilografado ou digitado em TRÊS vias, em perfeita condição de legibilidade, usando apenas um dos lados do papel, em formato A4. Se digitado, usar espaço 1.5, fonte ARIAL, tamanho 12.

2. Na Ficha de Identificação (disponível no site: www.bnb.df.gov.br/bip) deve constar: nome completo, pseudônimo, endereço completo do participante e de seus responsáveis legais, nome da instituição em que estuda e do professor, e ainda um currículo mínimo de cinco linhas apresentando o participante.

3. Não deverá constar o nome do aluno no texto do poema, sendo desclassificado o candidato que descumprir este item.

4. O poema e a ficha de identificação deverão ser enviados ao Centro de Apoio Pedagógico Especializado (onde está sediado o NAAH/S São Paulo – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades São Paulo) até o dia 14 de julho de 2010 para que possamos proceder a seleção e envio do poema vencedor do Estado de São Paulo para concorrência nacional.

5. Cada concorrente pode apresentar apenas 1 (um) poema inédito, escrita em língua portuguesa, de tema livre, cuja forma não exceda a 30 linhas. Entende-se por inédito os textos não publicados em livros, revistas, jornais, Internet ou classificados em quaisquer concursos de cunho literário.


 

Formas de envio:

- Através do e-mail cape@edunet.sp.gov.br aos cuidados de Denise Arantes

- Através do correio para Rua Pensilvânia, 115 – Fundos - Brooklin/SP – Cep: 04564-000 – São Paulo/SP

Premiação

Um finalista de cada estado do Brasil será selecionado pela comissão julgadora local e ganhará passagens para Brasília, bem como hospedagem, com direito a um acompanhante, com o objetivo de participar da solenidade de premiação e demais atividades da II BIP.

Para maiores informações, acesse o site: www.bnb.df.gov.br/bip

Para outros esclarecimentos, entre em contato com Denise Arantes, Rosangela Gebara ou Adriana Abrão pelo telefone (11) 5090- 4600 ou 3218-2056.

Equipe CAPE

NAAH/S São Paulo

A Copa na DE...




MAQUETE ELABORADA PELA ESCOLA ARTUR RICCI

Sala de Recurso do Bispo Dom Gabriel



A Juliana está fazendo um mural com os alunos, todo mês tem atividades novas, os alunos estão curtindo muito...

Cresce nº de alunos superdotados, mas acesso a ensino continua restrito

Registros no MEC passaram de mil para 5,6 mil em 5 anos, mas a OMS estima que o País tenha até 2,5 milhões de estudantes com altas habilidades. Falta de informação e estrutura precária da rede educacional impedem desenvolvimento de talentos

05 de junho de 2010 | 0h 00

Bruno Boghossian - O Estado de S.Paulo

RIO

Apesar de o número de alunos superdotados registrados pelo Ministério da Educação (MEC) ter quintuplicado em cinco anos, passando de cerca de mil para 5,6 mil, apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de alunos no País tenham altas habilidades em alguma área do conhecimento.

"O aumento do número de registros indica que mais alunos estão tendo acesso a condições melhores de atendimento e estimulação. No entanto, os dados mostram que os jovens com altas habilidades no Brasil não estão sendo identificados", afirma Bárbara Delpretto, da Secretaria de Educação Especial do MEC.

Uma resolução do Conselho Nacional de Educação determina que todo aluno com esse potencial tenha acesso a uma formação complementar em unidades de atendimento especializado, seja em instituições pública, particular ou filantrópica.

Educadores alertam que a falta de informação dos professores e a estrutura precária da rede pública de ensino formam barreiras que impedem o desenvolvimento de grandes talentos.

Uma das principais dificuldades é a identificação desses potenciais, uma vez que não só alunos com ótimo desempenho escolar são considerados superdotados. "A superdotação pode aparecer em qualquer área da habilidade humana ? desde o raciocínio abstrato mais complexo até o trabalho artesanal mais rústico", explica a doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense Cristina Delou. "O professor deve estar atento para identificar características como criatividade, raciocínio lógico e capacidade de aprendizagem, não só o desempenho escolar."

Atenção especial. Garantir atenção especial pode contribuir para o desenvolvimento dos talentos dos superdotados. Alunos com capacidades de raciocínio fora do comum e gosto pela matemática, por exemplo, podem ser encaminhados a cursos em instituições de ensino superior para terem contato com conteúdos mais avançados. Aulas de piano são indicadas para crianças com alta sensibilidade musical e a prática de esportes, para desenvolver a inteligência sinestésico-corporal.

"O atendimento especializado é um acompanhamento para que a criança possa desenvolver a área em que tem maior destaque e interesse, além de solucionar dificuldades naquelas em que não se destaca", diz a presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação, Susana Pérez.

Ignorar esses potenciais, além de representar desperdício de talento e até de mão de obra especializada, pode desestimular a formação tradicional do aluno na sala de aula comum.

"Os alunos que se destacam não conseguem avançar em seu próprio ritmo porque há uma série de colegas que seguem mais lentamente", explica Cristina. "Muitas vezes, o superdotado fica entediado, perde o interesse, se desmotiva e até abandona as aulas."

De acordo com educadores, alunos superdotados de escolas particulares têm mais chance de receber atenção especial se apresentarem sucesso em áreas do conhecimento acadêmico, como bom desempenho em provas e concursos.

"Os colégios, em geral, não valorizam os atletas, os músicos e os líderes. Às vezes, se tornam até um tormento, porque a direção não gosta do movimento que eles lideram ou não tem um programa de esportes", avalia Cristina. No caso de outras habilidades, como as artes, os pais podem procurar atividades extra-classe para estimular os potenciais dos filhos.

Já na rede pública, os alunos podem ser atendidos em centros especializados ou salas de recursos multifuncionais, mas nem sempre esses espaços estão disponíveis ou têm vagas para todos. "As escolas públicas sofrem com outras questões que as ocupam de modo intenso. Não há salas ou material apropriado para o atendimento especializado ? e o aluno superdotado não aceita qualquer tipo de material. Ele quer mais", diz Cristina.



Falar com as mãos

Aproveitando a orientação que tivemos...achei este material na Revista Nova Escola Edição 221 | Abril 2009

Educação especialAtendimento educacional especializadoDeficiência auditiva

Levar os surdos para a sala regular exige nova postura do professor, tato para lidar com o intérprete e, acredite, muitas explicações orais

Cinthia Rodrigues (Cinthia Rodrigues)


 

O VALOR DA FALA NAS AULAS COM SURDOS
A professora de Geografia Marilda Dutra, de São José, na Grande Florianópolis, aprendeu rápido que o uso 
do quadro-negro precisa ser revisto. Acostumados com a comunicação oral, os alunos com deficiência têm maiores dificuldade para ler. "Quando escrevo, 
é mais difícil perceber quem entendeu. Se explico, 
vejo no rosto de todos (dos que escutam e não) se estão acompanhando. Desenho e gesticulo o quanto precisa.". Foto: Eduardo Lyra

A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregados nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contraturno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe. Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras (leia o quadro na página 74), os docentes já começam a receber parte dessa nova clientela e estão criando formas próprias de trabalho - muitas com sucesso.

Não é uma tarefa fácil nem existe uma fórmula conceitualmente correta para lidar com a situação. Cada caso é um caso (saiba como pedir ajuda no quadro abaixo). A professora de Geografia Marilda Dutra, da EE Nossa Senhora da Conceição, em São José, na Grande Florianópolis, por exemplo, aprendeu uma lição curiosa logo nos primeiros dias de trabalho. Para ensinar quem não ouve, ela tem de falar mais. A maior mudança foi deixar o giz em segundo plano. Cada tipo de relevo, clima e vegetação precisava de fotografias, desenhos, gravuras e muitos exemplos verbais. Em vez de simples mapas, o mundo passou a ser representado em bolas de isopor para facilitar a compreensão dos meridianos.

Maria Inês Vieira, coordenadora do Programa de Acessibilidade da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Derdic-PUC), explica o motivo da necessidade de rever o uso do quadro-negro. "Mesmo que o surdo já saiba ler e escrever em português, ele demorará mais para entender orientações por escrito", diz. A especialista ensina que o ouvinte entende a sequência de palavras escritas porque tem uma cultura prévia oral. Já quem não ouve está sendo apresentado ao português como um todo e não conhece a organização da língua. "Os conjuntos de palavras podem não fazer sentido na maneira como ele aprendeu a pensar. É como traduzir apenas as palavras de um texto em alemão ou chinês. Não é o suficiente para a compreensão do todo", diz.

Em Florianópolis, a professora de Matemática Silvana Maria Soster teve outra reação no início do ano passado, quando foi informada pela direção da EM Luiz Cândido da Luz que uma de suas classes da 2ª fase do ciclo 2 (equivalente ao 5º ano, mas já com um docente por disciplina) teria quatro alunos surdos. "Tomei um susto. Nunca tinha passado por isso e pensei: será que posso?", conta. Para Roseli Baumel, educadora livre-docente especializada em Educação Especial da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo de dúvida é natural. "Temos de ser honestos e admitir que não estamos prontos", orienta a especialista.

NOVIDADES



Plano Nacional de Educação contempla pontos defendidos há muito tempo

http://revistaeduca cao.uol.com. br/textos. asp?codigo= 12897

CONADE defende acessibilidade na Lei Rouanet http://goo.gl/ fb/awU3O

A educação de pessoas com Síndrome de Down é o tema do Globo Comunidade
desta semana


http://video. globo.com/ Videos/0, ,GOD0-5633- programa- 4504,00CATALOGO+ VIDEOS+G
LOBO+COMUNIDADE+ DF.html

Grupo visita cidades para verificar acessibilidade

http://opovo. uol.com.br/ opovo/fortaleza/ 989211.html

Os portadores de deficiência e a "estabilidade" no emprego


http://www.rh. com.br/Portal/ Relacao_Trabalhi sta/Artigo/ 6563/os-portador es-de
-deficiencia- e-a-estabilidade -no-emprego. html

Agencia de viagens para pessoas com mobilidade condicionada/ reduzida.

http://www.accessib leportugal. com/pt/main. php?content= mapa.html

Mostra VIVO ENCENA de Teatro Jovem http://goo.gl/ fb/MhHCU

O Que é a Áudio-Descrição e Quem a Utiliza http://goo.gl/ fb/UdBhY

Elizabet Sá participa de evento no MEC com audiodescrição

http://goo.gl/ fb/57K9R

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas