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A Copa do Mundo 2010 nas escolas – DER Jundiaí

A Escola Estadual Oswaldo de Camargo Pires, do município de Várzea Paulista, já está se preparando para a Copa do Mundo. Com o Projeto interdisciplinar Copa do Mundo 2010, envolvendo inúmeros professores, os alunos terão oportunidade de conhecer as culturas e tradições dos países que participarão desta competição mundial, principalmente do Brasil e da África do Sul.

A professora de Português vai ficar atenta, juntamente com os alunos da 8ª série, de como a linguagem dos meios de comunicação noticiarão os jogos. Em matemática, transformarão os resultados em gráficos e tabelas. Já geografia e história trabalharão o resgate das línguas do mundo, as identidades das bandeiras e a localização e a distância entre os países.

A professora de Ciências irá propor aos alunos que realizem um levantamento sobre doping no esporte. Já a professora de Artes vai organizar o concurso com o tema “o novo mascote” e, assim, descobrir talentos.

Na disciplina de Inglês, os alunos farão um estudo sobre os termos mais utilizados pelos juízes, jogadores e técnicos na língua inglesa. Também descobrirão quais países africanos possuem esta língua como materna.

A aula de leitura pesquisará e produzirá histórias em quadrinhos e charges com jogadores da copa. E o professor de Educação Física fará um trabalho de conscientização da importância do exercício físico para a saúde.

H averá uma grande apresentação dos trabalhos no dia 28/05, na própria escola, o que ajudará a reconhecer o trabalho do grupo docente e dos alunos.

Na EE Odilon Leite Ferraz, do município de Louveira, um trio de professores realizará um projeto interdisciplinar em que pretende levar o aluno a compreender a importância do esporte como fonte de aproximação entre os povos, valorizando e respeitando as diferentes culturas. Através de pesquisas, dinâmicas, vídeos, jogos e exposição de trabalhos, os alunos conhecerão a interação cultural entre os países participantes.
J á na dimensão da disciplina de geografia, os alunos estudarão a localização e história política, econômica e social das nações.

Tal projeto contou com a participação de: Claudete Fátima Rodrigues - Professora de História e DAC de História, Osvaldo Anzolin - Professor de Educação Física, Aparecido Balthazar - Professor de Geografia.

Além dos professores participam do projeto as funcionárias: Alessandra Rabelo - Agente de Organização Escolar; Bruna Pagotto - Agente de Organização Escolar.

Ao final, a escola organizará uma grande exposição dos trabalhos que trará a escola o clima da Copa do Mundo.

Na EE Parque Residencial Almerinda Chaves, do município de Jundiaí, os alunos verão a Copa do Mundo sob a ótica das disciplinas de matemática, inglês, geografia e artes.

Por um lado, trabalharão alguns conceitos matemáticos de maneira diferenciada mostrando como a matemática faz parte do nosso cotidiano. Construirão tabelas e gráficos dos resultados dos jogos, geometria das bandeiras dos países participantes, perímetro/área dos campos de futebol e estudo das últimas copas construindo uma tabela dos campeões de cada uma delas, especialmente as participações do Brasil neste histórico das Copas.

Nas outras três disciplinas o trabalho já começou. O projeto interdisciplinar abrange uma pesquisa sobre os países que já sediaram a Copa do Mundo e os seus respectivos mascotes, elaborando, inclusive textos com curiosidades sobre as nações participantes. Também descobrirão mais sobre o futebol: origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), jogadores de destaque que ficaram na história do esporte.
Além disso, pesquisarão as informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial; e relacionarão palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as palavras inglesas que deram origem a elas.
Esta será uma grande oportunidade dos alunos respeitarem a diversidade cultural e incentivar o respeito e a confraternização trazida por esse grande evento mundial.

Passa lá: http://cei.edunet.sp.gov.br/Noticias/2010/maio/00023.html

Portal Planeta Educação

Olá pessoal!

Segue a relação dos artigos postados nas Colunas e nos Blogs do Portal
Planeta Educação (www.planetaeducaca o.com.br) e, também, do Portal Escola de
Alto Desempenho (www.escoladealtode sempenho. com.br).

Boa leitura a todos.

*Portal Planeta Educação <http://www.planetae ducacao.com. br/>*
*Coluna*

*Editorial <http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ coluna.asp? coluna=5>*
* "Todo ponto de vista é a vista de um ponto"<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1838>
**Leitura e compreensão do mundo<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1838>
*Coluna* *Matemática<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ coluna.asp? coluna=10>
*Motivação x Ludicidade<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1835>
*Miriam Mota
<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1835>*
*Coluna* *Entrevistando para Saber<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ coluna.asp? coluna=9>
*Entrevistando Rosita Edler<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1836>
*Leonardo Campos<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1836>
*Coluna* *Aprender com as Diferenças<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ coluna.asp? coluna=13>
*Aspectos e Mecanismos Sociais que Envolvem as Pessoas com
Deficiência<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1837>
*Psicologia e Deficiência – Prof. Emílio
Figueira<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1837>
*Você consegue pensar em outras razões pelas quais crianças com necessidades
especiais devem frequentar escolas comuns?
<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ artigo.asp? artigo=1840>*

*Vídeos Nota 10 <http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ videos.asp>*
*Minha Língua é Minha
Pátria<http://www.planetae ducacao.com. br/portal/ videos.asp>
**Escola de Alto Desempenho* * * *Coluna*
*Educação de Qualidade<http://www.escolade altodesempenho. com.br/artigos. asp?id=1>
*Avaliação Diagnóstica<http://www.escolade altodesempenho. com.br/artigo. asp?artigo= 332>
Gestão Escolar: Dicas Corporativas: Nossas escolas estão prontas para os
desafios? <http://www.escolade altodesempenho. com.br/artigo. asp?artigo= 335>

*VÍDEOS*
Formação de Professores
<http://www.escolade altodesempenho. com.br/videos. asp?id=39>

*Coluna*

*Projetos Inovadores<http://www.escolade altodesempenho. com.br/artigos. asp?id=5>
Competição atrai alunos e professores e pretende melhor ensino da escrita
<http://www.escolade altodesempenho. com.br/artigo. asp?artigo= 334>

CLUBE DO SURDO

COMUNICADO



Conforme solicitação estamos informando que estão abertas as inscrições para os cursos de Libras Básico, Preparatório para o Prolibras para ouvintes e surdos, Sign Writing para ouvintes.

Maiores informações no site www.csjonline.com.br




Legislação: CURSO DE LIBRAS - Apenas com Professor Surdo para Surdos, crianças ou adultos, e para ouvintes (profissional, família e amigos) Decreto 5.626/05, não é por acaso a preferência. Justificativa: Identidade, Comunidade e Cultura Surdas, Fluência, Vocábulos Atuais, Ponto de Encontro, Modelo de Surdo etc


Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí

CECIS - Centro Educacional da Cultura e Inclusão dos Surdos
Tel.11- 3395-9171

site: csjonline.com.br



Adriana Maroto (Coordenadora Administrativo)

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

Terça - feira, 18 de Maio de 2010 17h

PESQUISA PARFOR

Nº1 - 10/05/2010



Caros diretores e vice-diretores,

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), dá início às inscrições para os cursos de Ensino Superior oferecidos pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR).

O PARFOR tem por finalidade principal a melhoria na formação dos professores da Educação Básica. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/1996).

Os cursos de 1ª Licenciatura, que possuem carga horária de 2.800 horas, sendo 400 horas de estágio supervisionado,
e de Formação Pedagógica serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância. Os cursos de 2ª Licenciatura, que possuem carga horária de 800 horas, para licenciaturas na mesma área de atuação do candidato, ou 1.200 horas, incluindo as horas de estágio supervisionado, para aqueles que pretendem a licenciatura fora de sua área de atuação, deverão ser presenciais, conforme exige a Resolução 01/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para se candidatar às vagas do PARFOR, o professor interessado deve:
- Inscrever-se no site http://freire.mec.gov.br/ (a inscrição está condicionada à validação pela SEE).
- Responder à pesquisa no site www.rededosaber.sp.gov.br/pesquisa, clicar em “Acesso por login e senha” que são CPF e RG (os dados fornecidos nesta pesquisa colaborarão para a análise e validação das pré-inscrições).

A validação da inscrição nos cursos de licenciatura oferecidos pelo PARFOR está condicionada às informações indicadas na pesquisa e aos seguintes pré-requisitos:

1. O professor deve estar em efetivo exercício na rede pública estadual em 2010;
2. O professor deve fazer o curso na região da sua Escola e/ou Diretoria de Ensino e fora do seu horário de trabalho;
3. O professor deve comprovar a compatibilidade de horários do seu local de trabalho e os do curso pretendido na sua Escola ou Diretoria de Ensino;
4. O professor só poderá se inscrever em apenas um dos cursos disponíveis;
5. A segunda Licenciatura será ofertada somente pelas IES Públicas e na modalidade de ensino presencial;
6. As despesas de transporte e alimentação para a realização do curso são de responsabilidade exclusiva do professor;
7. O professor poderá cursar outra licenciatura em polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) da sua região.

ATENÇÃO

As inscrições devem ser realizadas no site http://freire.mec.gov.br/ de 10 a 29 de maio. A Secretaria Estadual de Educação tem o papel de validar ou não a inscrição de cada professor da rede pública estadual, observados os critérios estabelecidos neste boletim.

Após a validação, a instituição de ensino responsável pelo curso realizará a seleção dos candidatos que tiveram suas inscrições validadas pela Secretaria. Cabe ressaltar que as instituições de ensino têm autonomia para decidir sobre o processo de seleção, destacando-se o respaldo do MEC à destinação prioritária de vagas a professores em exercício das escolas públicas.

Todas as informações sobre o PARFOR e sobre os cursos ofertados estão disponíveis no endereço http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.

Solicitamos divulgar estas informações a todos os professores.

Mec envia material para as SAPEs da D.E.-Jundiaí



As escolas da Região de Jundiaí estão recendo material do MEC para trabalhar no Atendimento Educacional Especializado. Bandinha, notebook, blocos de montar, dominós, quebra cabeça temático, esquema corpora e muitos outros jogos.
Nossos espaços estão cada vez mais caprichado para atender o aluno na sua especificidade... Esse ambiente diferenciado está estimulando os alunos a construir cada vez mais, os alunos tem prazer de desfrutar do atendimento. Nossas professoras estão muito empenhadas em fazer a diferença na vida dos seus alunos. Parabéns Equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino Região de Jundiaí!!!!!

2ª OT de Educação Especial


I FÓRUM DE ACESSIBILIDADE DE JUNDIAÍ


O Conselho da Pessoa Deficiente de jundiaí teve no seu I FÓRUM DE ACESSIBILIDADE a palestrante foi a Mara Gabrilli. Foi muito bom, ela nos deu uma visão geral da importância de se oferecer acesso para todas as pessoas independente de sua diversidade. Foi aplaudida de pé pelas pessoas do auditório. Ela ofertou um livro que todos podem ter baixando no site www.maragabrilli.com.br, ele é um manual de convivência onde as pessoas podem buscar diferentes tipos de informações. Vale a pena baixar também a apostila de DESENHO UNIVERSAL, ela nos faz repensar e definir projetos de produtos e ambientes que
contemplem toda a diversidade humana: desde as crianças, adultos altos e baixos,
anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade
reduzida. Passa lá!

Curso de Libras

Alunos Surdos...divulguem!!!!!!


Falem para as famílias de seus alunos surdos é muito importante !!!

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES 2010 - ESCOLA PAGIOSSI..wmv



A Escola Pagiossi fez uma linda homenagem em Libras para as mães...

Borboletas de Zagorsk [BBC, 1992]: Parte I



Filme sobre surdocegueira, conta a experiência de uma escola com alunos deficientes multiplos.

Filha da Renata em apresentação do UNICIRCO

MARCOS FROTA CIRCO SHOW EM CAMPO LIMPO PAULISTA DIAS 14, 15 E 16 DE MAIO. MINHAS FILHAS (as da Renata do pagamento) FAZEM PARTE DO SHOW!
Sábado às 17h, 19h e 21h
Domingo às 15h, 17h e 21h
LOCAL:no Ginásio Municipal
... a Renata está agradecendo e pediu para o povo ligar e elogiar..rsrrsrsrsrsr

Curso de DI na Apae de Várzae Paulista

A FACAMP está fomando um grupo de alunos, para ministrar o Curso de DI de 600hs, na APAE DE VÁRZEA PAULISTA.
LOCAL PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
APAE DE VÁRZEA PAULISTA DIA 11/05 ÀS 18HS...
Quanto mais alunos mais acessível o preço
Até lá então.

Meninas a documentação...

http://www.profdomingos.com.br/estadual_instrucoes_especiais_01_2009.html

PARABÉNS MENINAS!!!!!

DIRETORIA DE ENSINO: JUNDIAÍ

EDUC. ESPEC.- DEF. AUDITIVA

CARLA DIAS DA CONCEICAO

LEANDRA RECHE DE MORAES


 

EDUC. ESPEC.- DEF. MENTAL

EDILENE PELISSOLI PICCIANO

EDNEIDE ALCANTARA FERRARI VERAS

ELAINE CRISTINA DE CARVALHO BERNI

FATIMA CRISTINA POLLI

MARIA ODILIA FERNANDES

MICHELE CODARIN BARONI

MIRIAN FABIANA NOGUEIRA BRITO XAVIER

Saberes e Práticas da Inclusão

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