ALUNOS MARAVILHOSOS....





PARABÉNS A EQUIPE DAS ESCOLAS ESTADUAIS PARQUE ALMERINDA CHAVES E RESIDENCIAL JUNDIAÍ
Prova Pedestre Vinhedo 2010.
Realização da Prova 11 de Abril.
Prova Escolar, Masculino e Feminino - 300 metros 11 e 12 anos / 400 metros 13,14 e 15 anos.
Equipe: Escolas (Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí).
Total de participantes: 40 alunos ( 20 alunos – Portadores de Necessidades Educacionais Especiais ).

Resultado Final:
A Equipe Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí sagrou-se campeã da prova pedestre.

Matemática e deficiência auditiva...relato de experiência

Vou começar a relatar uma experiência que estou vivendo. Sou professora de matemática e tenho uma aluna com surdez total, pouca leitura labial, pouco de libras e nada ou o mínimo de matemática. Eu, nada de libras e uma vontade muito grande de ensinar. Para facilitar, vou chamar minha aluna de Ela, eu? Bem, eu sou Eu e a escola é Lá. Onde? Lá, na escola. E vamos para o relato, que intitulei Eu e Ela, Nossa História
Início do ano letivo, estou numa sala de aula e vejo pequenos olhos, tristes, me olhando. Que será que Ela estará pensando? Sei que Ela é surda, será que faz a leitura labial? Não sei... Coloco na lousa a expressão: 2x+5=7. Façam meninos, disse eu.
Ela continua me olhando. Faço sinal e Ela faz com a cabeça que não. Acho que Ela não sabe. Acho que sou um “bicho papão” aqui na frente tentando me fazer ouvir. Resolvo a equação e pergunto qual o valor de X? Quem é o X? Como fazer o X em libras. Preciso aprender libras e me comunicar com Ela. É o X da questão.
Assim, como numa inspiração Divina, vou até a DE da minha cidade e peço ajuda para uma pessoa, que vou chamá-la carinhosamente de minha amiga M. M me forneceu material, idéias, dicas, dicionário de libras, livro. Fui tentar me virar. Busquei algumas palavras no dicionário em DVD. Cheguei toda animada na Escola, fui direto para a sala de aula onde Ela estuda. Não era minha aula, mas mesmo assim mostrei o que tinha aprendido: alguns números, outros sinais... Ela sorriu. Foi a primeira vez que pude ver seus dentinhos.
Nunca tinha notado que Ela não sorria muito. Olhos tristes...
No dia seguinte, fui dar aula na sua classe. Explicando a matéria, fiz sinal do 1, 2, 3, 4,5. O cinco fiz errado; Ela sorriu e me ensinou. Cabeça dura a minha, não consigo. Ela tentou, tentou, até que consegui. Puxa, foi difícil. É engraçado, eu não estou em seu mundo, Ela tampouco no meu. Mundos distantes e tão juntos.
Mostrei para Ela os sinais de +, -, x e: será que Ela sabe dividir? Mostrei algumas contas, Ela fez, mas não as de divisão.
Já sei outra coisa a seu respeito, não compreende a divisão e eu aprendi a fazer o “compreender” em libras, sinal é fácil. Mostrei, compreende? Escrevi algumas palavras, Ela fez sinal que não. Acho que Ela não sabe ler. Que coisa!
Mostrei o desenho de uma bala, custa R$ 0,10, mostrei outras, quanto custa? Fiz alguns sinais: dinheiro, interjeição com os ombros, quanto custa? Ela compreendeu os sinais, mas não a operação. Mostrei o desenho da bala, Ela não compreendeu o desenho. Vou ter que repensar. Meus desenhos são horríveis.
Não sei muito bem o que está acontecendo. Ela tem me procurado nos intervalos e na saída das aulas, fala bastante, ou pelo menos balbucia algo. Numa tentativa louca para entender o que quer, decifro algumas coisas. Certo dia, após várias tentativas e gestos, percebei algo como Ateal, talvez uma pessoa de lá, será sua terapeuta? Xiii acho que fiz algo errado!
Mesmo assim, elaborei um caderno com figuras de propagandas de supermercado. Vou explicar o que pretendo fazer: devo preparar Ela para a vida. Então, o conteúdo deve ser matemática financeira. Ela deve saber fazer cálculos, quanto custa, preço fixo, lucro, porcentagem, margem de lucro e preço de venda. A melhor forma é começarmos com os preços dos produtos dos mercados. Meio litro de óleo custa tanto. Quanto custa dois? Ou três? Para tanto coloco uma figura, faço com que Ela compreenda o significado; depois, duas, quanto custa? Três figuras, quanto custa?
Na DE, M me informa que o caminho é bom.
E lá vou eu, agora já sabendo outras palavras: compreender, falar, trabalhar, o cinco... Mostrei o caderno, expliquei uma vez, duas três.... até que...Ela fez, vejam, Ela fez! Quanto custa? Ela escreveu os preços e somou. As operações são feitas na calculadora porque, no momento, o importante é o raciocínio. E Ela fez... Vibrei como vibrei. Isso mesmo, três, fiz eu com gestos ou em libras, três, quanto custa? E dois? E cinco? Fazer o cinco ainda é divertido. Parece um coelho...
Ela ficou feliz, seus olhos já não são mais tristes, eles brilham... brilham como estrelas refletindo uma luz interior. Ela está aprendendo. Será esse o aprender a fazer? Aprender aprendendo? Aprender a conviver? Não sei, vou seguindo.
Durante minhas tentativas em sala de aula, Ela fica nitidamente aflita ao observar os demais alunos, que são 39, correndo, bagunçando. Chamo a atenção, peço silêncio, gritos do silêncio, já li isso em algum lugar. E grito novamente, Silêncio! As salas de aula que possuem alunos de inclusão não deveriam ter tantos estudantes, não é justo para com o professor, que quer ensinar.
Expliquei aos demais alunos potências de 10, transformações de números muito grandes ou muito pequenos em notação científica. Ela entendeu1 Ela entendeu! Fez os exercícios e, pasmem: explicou para uma outra aluna como faziam as atividades.
Agora são olhos de orgulho, os meus.
Fez sozinha algumas somas com as figuras. Acertou!
Com gestos, tenta se expressar, falar algo. Quando me vê no corredor ou no pátio, vem e gesticula sinais que não sei o significado. Tento adivinhar será que não fez o dever? É isso, falo, não fez o dever? Sim, era isso.
E assim, vamos seguindo o “Day by Day” de uma história que está apenas começando. Eu e Ela estamos aprendendo a aprender, juntas, ensinar aprendendo, aprender ensinando ou qualquer coisa parecida.

SEMANA DA EDUCAÇÃO EM CAMPINAS

26/04 a 30/04

  • Horário:
    19:00
  • Local:
    Espaço Iguatemi (3º piso Shopping Center Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)

  •  

    Descrição: Apresentação da programação da 1ª Semana da Educação de Campinas e lançamentos do concurso de redação "Minha Família na Escola" e da campanha publicitária "Educação 10. É isso que Campinas quer!".

    Mais informações:
    http://www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao/programacao.php#0

Moda Inclusiva

Este Blog

Link daqui

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 
 

Você que é aluno de curso de moda e criações no Estado de São Paulo, participe do 2º Concurso Moda Inclusiva, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As inscrições vão até o dia 30 de abril.
O concurso será baseado nas propostas de vestuário customizadas para pessoas com deficiência. Essa iniciativa demonstra o quanto é necessário os empresários do setor começarem a investir em roupas para esse público, que contam 24,5 milhões de brasileiros com deficiência, de acordo com o Censo IBGE de 2000.
Os 20 melhores trabalhos inscritos serão apoiados com tecido para a confecção das roupas, que participarão do desfile final em 07 de junho, no Museu da Língua Portuguesa. Dessa concorrência sairá 3 vencedores de melhores "looks".
Não perca a chance de demonstrar seu trabalho de moda que contribui para a inclusão social!

TDAH – PALESTRAS EM SÃO PAULO

Dr. Luís Augusto Rohde: professor associado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Dr.Vicente José Assencio: doutor em neurologia pela Universidade de São Paulo. Coordena o Madre Cecília, instituição gerenciada pela prefeitura de Taubaté, que inclui crianças com necessidades especiais nas escolas de ensino fundamental. Professor titular do CEFAC - Saúde e Educação, nas cadeiras de Neurologia Clínica e Metodologia Científica.

Dra. Edyleine Benczik, psicóloga, pesquisa o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. Participa de palestras, seminários e workshops em congressos. Autora de livros sobre o TDAH.

Dra. Isabel Parolin, pedagoga, psicopedagoga, mestre em psicologia da educação. Professora e congressista em cursos e congressos para pais e professores. Consultora Institucional de escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros. Autora de livros sobre aprendizagem.

Maria Cristina Bromberg, pedagoga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Coordenadora do Grupo de Orientação sobre o Transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade – GOTAH. Diretora de Conteúdo do site www.hiperatividade.com.br.

 
 

Local: PUC - SP - TUCARENA
Rua Bartira, s/ Nº - esquina com Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes

Inscrições Gratuitas -

Informações nos sites
www.cartanaescola.com.br
e www.cartacapital.com.br

ou no telefone 11 2041-1399
com Juliana Ribeiro - de Segunda a Sexta, das 9hs às 17hs.

Os certificados serão enviados após o evento mediante solicitação na recepção.

Depoimento – Profª Tatiane “Armando Dias”

No ano passado (2009) tive uma experiência maravilhosa em uma de minhas aulas. Estava trabalhando a música "Fico assim sem você" com a 5ª série: levei o aparelho de som para a sala de aula e começamos a audição da música, ao término olhei para meu aluno Alisson (surdo) e percebi que para ele a atividade não estava interessante. Então resolvi pedir ajuda aos alunos da sala para tentarmos interpretar a música através da linguagem de sinais (LIBRAS). Os alunos mais indisciplinados adoram a ideia e sem conhecer a linguagem foram interpretando os versos da música. Fiquei emocionada ao ver o lindo sorriso que ele nos contemplou ao final da atividade.


 

Pessoal vamos fazer a diferença na vida de nossos alunos... Então participem do Curso de Libras 2010:

Nome do Curso: Introdução a LIBRAS

Duração: 40 (trinta) horas presenciais

Certificação: expedida pela CENP / DE

Público–alvo: Professores de todas as disciplinas e Professores das Salas de Recurso.

Encontros: previstos para o segundo semestre

Horário: 5ª feiras - manhã das 8h às 12h, turma 1

- tarde, das 13h às 17h, turma 2

Inscrições: deverão ser realizadas através de FICHA DE INSCRIÇÃO (você encontra na sua escola, fale com o PC), aos cuidados da Profª Marisa – PCOP de Educação Especial – Oficina Pedagógica, até o dia 30/04/2010, constando: nome do professor, disciplina, RG., nome da escola, dia da semana e horário escolhido (Turma 1 OU Turma 2).

Lista de material com o número de referência da BEC (Banco de Compras Eletrônico)

Site: WWW.bec.sp.gov.br

Para pesquisar o material entre no endereço acima e na lateral esquerda clique em catálogo e em seguida materiais. Entrar no item Consulta de itens e pesquisar os materiais que você vai precisar para desenvolver o seu trabalho.

Grupo 75 / classe 7520

Número de referência da BEC 

MATERIAL 

13234 

Caderno 

13323 

sulfite 

22128 

Papel craft 

22381 

Papel verge 

23957 

Jogo de dominó

27430 

Tinta guache 

30902 

Coleção de fantoche 

34177 

Quadro de aviso 

3126250 

Quadro de cortiça 

43770 

Papel glossy paper 

44474 

Jogo de xadrez 

44482 

Jogo de dama 

47570 

Papel florpost 

50490 

Lantejola 

50504 

Cola gliter 

50911 

Cola colorida

58130 

Tesoura escolar 

59013 

Tela de pintura 

68934 

Papel dobradura 

68977 

Tintas (uso pedagógico) 

111538 

Feltro 

131067 

Folha para fichário 

135879

Caderno de brochura

136000

caderno pedagógico

136115 

Caderno de caligrafia 

136107 

Caderno de desenho

136165 

Caderno de linguagem 

143820 

Papel canson 

144169 

Tinta para pintura a dedo 

157341 

Tinta para tecido fosco 

157350 

Tinta para tecido fluorescente 

162027 

Tinta acrílica 

166642 

Massa de modelar 

166731 

Giz de cera 

176290 

Pincel para pintura 

188840

EVA 


 


 


 


 

Grupo 77 – artesanato/instrumento musical/obras de arte

Grupo 78 – equipamentos e materiais para recreação e desporto/ classe- jogos,brinquedos e artigos correlatos com roda

72605 

Globo giratório 

83925 

Resta um 

107158 

Xadrez 

107166 

Dama 

107433

Dominó 

112119 

Ludo 

112127

Jogo de memória

112143

Loto

116157

Jogo de trilha

125709

Quebra cabeça

125717

Banco imobiliário

125733

War

126136

Benedito Abbud

126152

Desfiladeiro

126179

Samurai


 

Grupo 83 –tecidos

Classe 8305- tecidos

Classe 8310 – fios e linhas

Classe 8315 – aviamentos de costura

Classe 8320 enchimentos de costura

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas