Dia do Surdo na TV...

NO PRÓXIMO DIA 02/10/09 ( SEXTA FEIRA) AS 19:30HS NO PROGRAMA CENÁRIO.
O PROGRAMA VAI CONTAR COM UMA TELA DE INTERPRETAÇÃO INERMEDIADA PELO INTÉRPRETE DE LIBRAS LUCIANO.
NOME DO PROGRAMA: CENÁRIO TV CULTURA REDE PAULISTA DIAS:
02/10/2009 AS 19:30HS
03/10/2009 AS 13HS
07/10/2009 AS 13HS

26/09 - DIA DO SURDO -







Hoje tivemos o Teatro de Surdos aqui em Jundiaí, os funcionários da Diretoria de Ensino e as pessoas presentes prestigiaram o evento.






Curso EAD - Libras

FOI MUITO LEGAL PERCEBER QUE A DIFERENÇA DE LINGUAGEM NÃO IMPEDIU AS PESSOAS DE CURTIREM AS SITUAÇÕES ENGRASSADAS SOBRE A INCLUSÃO.
As trocas começaram no Curso de Libras e continuaram acontecendo no Clube do Surdo de Jundiaí...Amanhã é o DIA DO SURDO....foi uma maneira muito gostosa de compartilhar as conquistas da comunidade surda...lembrando que o interprete ajuda muito nesse processo de conhecimento da cultura surda e na aproximação das diversidades.

Ministro Homologa parecer sobre deficiência

Ministro homologa parecer que trata de aluno com deficiência
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 15:09
O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou nesta quarta-feira, 23, o parecer nº 13/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata das diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes regulares e no> atendimento educacional especializado. A homologação ocorreu após ajustes no texto, para evitar interpretações equivocadas, como a de que o governo estaria proibindo o atendimento educacional especializado.
O parecer regulamenta o decreto nº 6.571/08, que dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos sistemas públicos de ensino nos estados, Distrito Federal e municípios para ampliar a oferta do atendimento educacional especializado. Esse tipo de atendimento se refere a atividades complementares à escolarização dos alunos público da educação especial, nas classes regulares. De acordo com o texto, “para a implementação do decreto 6571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado, ofertado em salas de recursos ou instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativos”.
Esse atendimento é realizado preferencialmente na escola regular, no entanto as instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofertarem o atendimento educacional especializado para alunos matriculados nas classes comuns do ensino regular também receberão recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). Está disposto no decreto que a matrícula de cada aluno com deficiência no ensino regular da rede pública e também no atendimento especializado deve ser contada em dobro, para que os recursos do Fundeb possam subsidiar as duas modalidades.
O objetivo é garantir recursos de acessibilidade, bem como estratégias de desenvolvimento da aprendizagem, previstos no projeto político-pedagógico da escola. A ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que orienta os sistemas educacionais na organização e oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar.
Assessoria de Comunicação Social

PARAOLIMPÍADAS ESCOLARES 2009

Período: 10 a 15 de novembro Local: Brasília - DF Poderão participar alunos (masc. e fem.) com deficiência física, visual e/ou intelectual com idade mínima de 12 anos e máxima de 19 anos; em 3 categorias A, B e C. Modalidades: Natação, Atletismo, Tênis de Mesa e Judô. No Tênis de Mesa nas categorias A e C. A competição será realizada em conjunto com as Olimpíadas Escolares em Jaboticabal no período da tarde nos dias: NATAÇÃO: 27/09 ATLETISMO: 01/10 TÊNIS DE MESA: 01/10 As Delegacias fornecerão a alimentação em nossos alojamentos. A modalidade de Judô deverá ser marcada para o Ibirapuera em data a ser definida. Solicitamos o empenho para ciência das Delegacias Regionais de Ensino a respeito do evento. Fichas de Inscrições e maiores informações: vsenatore@sp.gov.br

VIDEOCONFERÊNCIA

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Fórum estadual celebra data e encaminha propostas para educação básica para o trabalho de pessoas com deficiência. Saiba mais nas videoconferências de 21/09, às 9h30 e às 14h30.
Acesso aqui: videoconferência

FÓRUM ESTADUAL

FÓRUM ESTADUAL:
“EXIGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”


O Fórum acontecerá através de duas mesas de debates.
Manhã: Das 9h às 12h (videoconferência das 9h30 às 11h30)
Tema: “Educação Básica para o Trabalho de Pessoas com Deficiência”
Tarde: Das 14h às 17h (videoconferência das 14h30 h às 16h30)
Tema: “Educação para o Trabalho e Laborabilidade de Pessoas com Deficiência
Local: www.rededosaber.sp.gov.br será transmitida por streaming

Dados do Terceiro Setor

Banco de Dados do 3º Setor disponibilizado para consulta on-line
A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo - Seped - organizou, a partir de um levantamento realizado pela Coordenadoria Geral de Relações com a Sociedade Civil, um banco de dados com o cadastro das Ongs (Organizações Não Governamentais), Oscips (Organizações Sociais Civis de Interesse Público), instituições e associações que mantém um trabalho voltado às pessoas com deficiência na cidade de São Paulo.

São, aproximadamente, 300 instituições do 3º setor, especializadas no atendimento desse segmento da população. Por esse banco de dados, disponibilizado agora para consulta eletrônica, é possível efetuar uma pesquisa pelo nome da instituição, pelo tipo de deficiência atendida, por região ou várias opções combinadas. Por meio dessa ferramenta, também é possível solicitar a inclusão de instituições que não estejam cadastradas ou encaminhar pedidos para alteração e atualização de dados.

Vale ressaltar, que a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped não tem qualquer responsabilidade sobre as atividades e serviços prestados por essas instituições. O caráter desse banco de dados é apenas informativo. O objetivo da Seped é colaborar na divulgação de informações que são de interesse desse universo de mais de 1 milhão de pessoas com deficiência que vive em nossa cidade.

Seminário de Saúde Mental em Jundiaí

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - “SAÚDE MENTAL E INTERSETORIALIDADE: ENCONTROS POSSÍVEIS”


Dia 01/10 – Quinta-feira


8:30h - 9:00h – Café da Manhã


9:00h - 12:00h - Conferência de Abertura:
• Secretária Municipal de Saúde – Dra. Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo
• Diretora de Ações de Saúde – Dra. Mara Knox da Veiga Souza Nunes
• Coordenadora de Saúde Mental – Leila Miguel
• Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência - Maria Cristina Ventura Couto – Conferencista
Tema: Panorama da Saúde Mental da Infância e Adolescência no Brasil – Importância do Trabalho Intersetorial


12:00 - 13:30h – Almoço


13:30h – 15:30h – Mesa: “Saúde Mental da Infância conversa com a Educação”
Tema 1: Inclusão Escolar: diálogos entre a Saúde e a Educação
Ana Beatriz Coutinho Lerner - psicóloga, psicanalista, mestre e doutoranda em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo.

Tema 2: Encontros e Desencontros entre Saúde e Educação: A Articulação de um Trabalho em Rede.
Ieda Prates da Silva - psicóloga, psicanalista, membro da APPOA, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do CAPSi de Novo Hamburgo/RS.


Moderadora: Maria Cristina Ventura Couto - Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência


15:30h – 16:00h – Intervalo – Café



16:00h – 18:00h – Mesa “Saúde Mental da Infância conversa com a Justiça”

Tema 1: A Questão da Internação Compulsória na Visão da Justiça da Infância e da Juventude
Francismar Lamenza – Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude do Foro Regional da Lapa – São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Tema 2: Os Desafios do Tratamento e Acompanhamento dos Transtornos de Conduta
Cláudio Loureiro - Psicólogo Clínico e Institucional, Coordenador Clínico e de Atendimento do Projeto Quixote, Supervisor Institucional do CAPS-AD de São Matheus e do Projeto Novos Rumos de Várzea Paulista. Membro do corpo docente do curso de Especialização do PROAD-UNIFESP

Moderador: Denílson R. André – Graduado em Ciências Sociais e Direito; Educador Social do Programa Sinal Amarelo/SEMIS (Jundiaí)


Dia 02/10 – Sexta-feira


8:30h - 10:30h – Mesa: “Saúde Mental da Infância conversa com a Assistência Social”
Tema 1: A Psicanálise nos Equipamentos de Proteção Social
Isabel Khan – Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica - PUC/SP; Pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP; Professora e supervisora da Faculdade de Psicologia da PUC/SP nas áreas de Intervenções Clínico-educacionais junto à criança e ao adolescente

Tema 2: Moradia e tratamento para adolescentes em Situação de Rua: construção de uma rede no município de Campinas
Raquel Aline Mazzi Batista – Especialista em Psicologia Clínica pela USP, Especialista em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social pela Metrocamp, Coordenadora da “República Assistida”.

Moderador: Alexandre Moreno Sandri – Psicólogo, Gerente do CAPSi - Jundiaí, Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


10:30h – 11:00h – Intervalo – Café


11:00h – 13:00h – Mesa “Saúde Mental da Infância conversa com a Atenção Básica”

Tema 1:O Projeto de Aproximação da Saúde Mental da Infância com Atenção Básica – Relato de Experiência
Ivo Pinfildi Neto – Médico Psiquiatra do CAPSi – Jundiaí, Psiquiatra e Tutor da Residência Médica do Serviço de Saúde Cândido Ferreira (Campinas)
Dândara Jussara Franco Camargo – Enfermeira do PSF Vila Esperança – Jundiaí, Docente do curso de Enfermagem da FACCAMP

Tema 2: A Proposta de Trabalho dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs)
Cristina Ventura - Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência

Moderadora: Leila Miguel – Coordenadora de Saúde Mental de Jundiaí


13:00 – 14:30h – Almoço


14:30h – 16:30h – Mesa: “Apresentação e Discussão de Caso”

Seminário de Saúde Mental em Jundiaí

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - “SAÚDE MENTAL E INTERSETORIALIDADE: ENCONTROS POSSÍVEIS”


Dia 01/10 – Quinta-feira


8:30h - 9:00h – Café da Manhã


9:00h - 12:00h - Conferência de Abertura:
• Secretária Municipal de Saúde – Dra. Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo
• Diretora de Ações de Saúde – Dra. Mara Knox da Veiga Souza Nunes
• Coordenadora de Saúde Mental – Leila Miguel
• Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência - Maria Cristina Ventura Couto – Conferencista
Tema: Panorama da Saúde Mental da Infância e Adolescência no Brasil – Importância do Trabalho Intersetorial


12:00 - 13:30h – Almoço


13:30h – 15:30h – Mesa: “Saúde Mental da Infância conversa com a Educação”
Tema 1: Inclusão Escolar: diálogos entre a Saúde e a Educação
Ana Beatriz Coutinho Lerner - psicóloga, psicanalista, mestre e doutoranda em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo.

Tema 2: Encontros e Desencontros entre Saúde e Educação: A Articulação de um Trabalho em Rede.
Ieda Prates da Silva - psicóloga, psicanalista, membro da APPOA, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do CAPSi de Novo Hamburgo/RS.


Moderadora: Maria Cristina Ventura Couto - Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência


15:30h – 16:00h – Intervalo – Café



16:00h – 18:00h – Mesa “Saúde Mental da Infância conversa com a Justiça”

Tema 1: A Questão da Internação Compulsória na Visão da Justiça da Infância e da Juventude
Francismar Lamenza – Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude do Foro Regional da Lapa – São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Tema 2: Os Desafios do Tratamento e Acompanhamento dos Transtornos de Conduta
Cláudio Loureiro - Psicólogo Clínico e Institucional, Coordenador Clínico e de Atendimento do Projeto Quixote, Supervisor Institucional do CAPS-AD de São Matheus e do Projeto Novos Rumos de Várzea Paulista. Membro do corpo docente do curso de Especialização do PROAD-UNIFESP

Moderador: Denílson R. André – Graduado em Ciências Sociais e Direito; Educador Social do Programa Sinal Amarelo/SEMIS (Jundiaí)


Dia 02/10 – Sexta-feira


8:30h - 10:30h – Mesa: “Saúde Mental da Infância conversa com a Assistência Social”
Tema 1: A Psicanálise nos Equipamentos de Proteção Social
Isabel Khan – Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica - PUC/SP; Pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP; Professora e supervisora da Faculdade de Psicologia da PUC/SP nas áreas de Intervenções Clínico-educacionais junto à criança e ao adolescente

Tema 2: Moradia e tratamento para adolescentes em Situação de Rua: construção de uma rede no município de Campinas
Raquel Aline Mazzi Batista – Especialista em Psicologia Clínica pela USP, Especialista em Gestão da Comunicação Pública e Responsabilidade Social pela Metrocamp, Coordenadora da “República Assistida”.

Moderador: Alexandre Moreno Sandri – Psicólogo, Gerente do CAPSi - Jundiaí, Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


10:30h – 11:00h – Intervalo – Café


11:00h – 13:00h – Mesa “Saúde Mental da Infância conversa com a Atenção Básica”

Tema 1:O Projeto de Aproximação da Saúde Mental da Infância com Atenção Básica – Relato de Experiência
Ivo Pinfildi Neto – Médico Psiquiatra do CAPSi – Jundiaí, Psiquiatra e Tutor da Residência Médica do Serviço de Saúde Cândido Ferreira (Campinas)
Dândara Jussara Franco Camargo – Enfermeira do PSF Vila Esperança – Jundiaí, Docente do curso de Enfermagem da FACCAMP

Tema 2: A Proposta de Trabalho dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs)
Cristina Ventura - Consultora do Ministério da Saúde para Infância e Adolescência

Moderadora: Leila Miguel – Coordenadora de Saúde Mental de Jundiaí


13:00 – 14:30h – Almoço


14:30h – 16:30h – Mesa: “Apresentação e Discussão de Caso”

Avaliação

 

Esse desenho é do Tonucci, lembrei dele para colocar aqui porque estive num HTPC onde estavam discutindo Avaliação e embora não percebecem, eles fizeram algumas colocações que estão nesta ilustração...e você como avalia seus alunos?
Posted by Picasa

EVENTOS

I Encontro de Educação Inclusiva de São Bernardo do Campo Dorina Nowill,
Maria Tereza Mantoan, Liliane Garcez 22 a 26 de setembro de 2009 Inscrições
e Informações - Seção de Formação do Magistério, através do e-mail:
palestrasbc@ gmail.com

VII Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
30 de setembro de 2009 08:30 às 14:30 h.
CIAD - Mestre Candeia Av. Presidente Vargas, 1.997 - auditório 311 - Cidade
Nova - Rio de Janeiro - RJ comdef@pcrj. rj.gov.br *
http://comdef- rio.blogspot. com

CURSO DE Tradução Visual com Formação em ÁUDIO-DESCRIÇÃO: Duração de 45
horas, no período de 24 de setembro à 10 de dezembro de 2009, sempre às
quintas-feiras, das 14:30h às 17:30h.
Outras informações: pelo telefone do CEI/UFPE: 081-3453 5066.

“A importância da família e da escola na Educação Inclusiva”
29 de setembro às 9 horas, no auditório do Centro Cultural “Raul Cortez” –
Av: São Paulo, 3465, Vera Cruz – Mongaguá/SP.

2° Congresso Muito Especial de Tecnologias Assistivas e Inclusão Social das
Pessoas com Deficiência de Pernambuco 27, 28, 29 e 30 de outubro de 2009
Chevrolet Hall Rua Agamenon Magalhães, S/N – Complexo de Salgadinho – Olinda
- Pernambuco
Período de inscrição dos trabalhos científicos: 08 de setembro a 08 de
outubro de 2009 E-mail: contato@muitoespeci al.org.br Telefone para
informações: (21) 3239-1864

Encontro Comemorativo do Dia do Surdo
Escola para Crianças Surdas Rio Branco 25/09/2009 14h
Local: Auditório Norton A. Severo Batista Rod. Raposo Tavares, 7200 (km 24)
Cotia - São Paulo Maiores informações no telefone 4613-8478 ou no e-mail:
ecs@ecs.org. br

Livro novo na praça...

Título: FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO

complexidade, pensamento ecossistêmico e transdisciplinarida de

Autora: MARIA DOLORES FORTES ALVES

Formato: 14x21cm - 228 páginas

ISBN/Cod. Barras: 978-85-7854- 073-9

Preço: R$ 30,00

Neste livro, a autora, enquanto mulher com um corpo com deficiência física, professora, escritora e agora doutoranda, fala sobre estes novos princípios, metodologias,
reflexões geradoras de novos pensamentos, procurando enlaçar a inclusão e a ressignificaçã o de valores como um importante passo para celebrarmos este abraço. Este
volume, pelo fato de ser decorrente de uma pesquisa de científica, apresenta algumas diretrizes e estratégias que podem servir como norteadores para elaboração de
projetos interdisciplinares e transdisciplinares. Que seja algo a inspirar novas práticas ou estratégias de ensino e aprendizagem. São projetos ecossistêmicos que
celebram a união da unidade com a diversidade.
Pretende-se lançar luz sobre alguns conceitos novos, ou relativamente novos, para nós, educadores, como a TRANSDISCIPLINARIDA DE, o PENSAMENTO ECOSSISTÊMICO e o
PENSAMENTO COMPLEXO, além de trabalhar e enriquecer o nosso olhar sobre a interdisciplinarida de, reconhecendo também a importância da pluridisciplinarida de ou da
multidisciplinarida de presentes nos processos de construção do conhecimento. Deseja-se expor como estes novos conceitos influenciam os aspectos epistemológicos
e, consequentemente, requerem novas práticas pedagógicas e geram novas metodologias capazes de trazerem a vida para dentro da sala de aula, resgatar a vida nos ambientes
de aprendizagem, religando seres, saberes e contextos e favorecendo a inclusão, acima de tudo, valorizando a diversidade, celebrando a vida!

(21) 3208-6113www. wakeditora. com.br

Secretaria do Direito da Pessoa Deficiente

Secretaria da Saúde e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência inauguraram no dia 3 de setembro a primeira unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Segue texto abaixo, reproduzido do próprio site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=425

Palestra em Libras

As Testemunhas de Jeová convida a assistir ao congresso para pessoas surdas que será realizada em Librasnos dias 25 e 26 de setembro das 9:00 às 16:35hs, local Rodovia Fernão Dias Km 59 - Estrada do Mato Dentro, 400 - Mairiporã, SP Auditório A

HTPC na Educação Especial

Olá pessoal a videoconferência sobre as deficiências física, visual e intelectual podem ser vistas e revistas no site da Rede do Saber o endereço é:
www.rededosaber.sp.gov.br entre em videoteca e acesse a vídeo.
O próximo HTPC será no dia 6 de outubro das 12:00 às 13:30 horas.

Para enviar perguntas o endereço é: cape@edunet.sp.gov.br

Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo no telefone: 011 45836124 - Marisa

Vou disponibilizar os 14 links assim que possível na lateral do blog.

Dislexia

Palestra de como identificar a dislexia na escola.
dia 02/09 às 9 horas.
http://www.lerecompreender.com.br/
É só se cadastrar no site

Evento Clube do Surdo



DATA PROGRAMAÇÃO
19/09 » Apresentação da Educação dos Surdos e Apresentação do Teatro
Formatura da Turma Libras
» Instrutor João Paulo
» 15 horas
» Local: Clube dos Surdos de Jundiaí (CSJ)
21/09 » Palestra e Apresentação - SENAC
» Intérprete Luciano
» 16 horas às 20 horas
» Local: SENAC
22/09
23/09 » Formatura da Turma Libras
» Instrutora Vanessa
» 19 horas
» Local: Clube dos Surdos de Jundiaí (CSJ)
24/09
26/09 » 1º Seminário do CSJ "Educação dos Surdos" - Anfiteatro
(UniAnchieta)
» 08 horas às 17 horas
» Local: UniAnchieta
27/09 » Churrascada - Comemoração do Dia do Surdo
» 10 horas às 18 horas
» Local: Chácara Malota

PROFICIÊNCIA EM LIBRAS

Abriram as inscrições para o exame de proficiência em Libras, o site é o:
http://www.prolibras.ufsc.br PROLIBRAS

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas