MEC autoriza jovem com paralisia cerebral a usar computador no Enem


Aos 17 anos, ele conclui o ensino médio e já fez ensino técnico.
Ministério Público chegou a entrar com ação contra o Inep.
*Fernanda Calgaro* Do G1, em São Paulo

Depois de seis meses de muita insistência, um jovem com paralisia cerebral conseguiu autorização do Ministério da Educação (MEC) para usar um computador adaptado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar da sua restrição motora, a capacidade cognitiva de Guilherme Finotti não foi afetada. Aos 17 anos, ele vai concluir o ensino médio regular neste mês e já terminou em julho o ensino técnico em informática. No entanto, para se comunicar, o computador € é imprescindível. "Até eu, que sou mãe, muitas vezes não entendo o que ele fala. Então, peço para ele escrever", conta a dona de casa Eunice Marili Finotti, 43 anos.

Por causa da deficiência, ele não consegue abrir totalmente a mão. Para usar o computador, ele depende de teclado e mouse especiais. Sobre o teclado normal, uma peça reta de acrílico transparente com furos é presa. Com uma caneta ou lápis, ele alcança as teclas e consegue digitar. No lugar do mouse, há um equipamento com botões grandes alinhados em série, que ele aperta para se movimentar na tela do computador.

Destaque entre os seus colegas na escola, Guilherme também desenvolve trabalhos de iniciação científica como bolsista numa instituição de ensino superior de Novo Hamburgo (RS), onde mora com o pai e a mãe. O seu primeiro projeto, que consistia num software para ajudar na alfabetização de crianças com paralisia cerebral, recebeu o prêmio de destaque no 4º Salão UFRGS Jovem 2009. Guilherme ainda foi medalha de prata na VII Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas